Estreando na Série D do Campeonato Brasileiro, a Ferroviária recebeu o Joinville na Fonte Luminosa e iniciou sua trajetória na competição com vitória. Com gol de Léo Castro e defesa de pênalti do goleiro Gabriel Leite, a Locomotiva venceu a equipe catarinense por 1 a 0 e, com o empate no outro jogo do grupo, termina a rodada na liderança.
A primeira etapa foi marcada por muito equilíbrio entre as equipes. A Ferroviária dominou as principais ações ofensivas do jogo e criou oportunidades para marcar com Dede Costa, que obrigou o goleiro do Joinville a fazer grande defesa. Em um ataque adversário, o atacante do Joinville invadiu a área e foi derrubado. A arbitragem marcou pênalti, que foi defendido pelo goleiro afeano, Gabriel Leite.
A Locomotiva voltou em cima na segunda etapa e logo aos três minutos, Arthur arriscou de fora da área, mas a bola foi pra fora. Dez minutos mais tarde, em bela jogada trabalhada, Jorge Eduardo recebeu de Dede Costa e cruzou rasteiro na área. Léo Castro dominou e abriu o placar para a Ferroviária. Aos 21 minutos, Léo Castro arriscou chute colocado de fora da área e quase marcou o segundo. A Locomotiva seguiu em cima, buscando o ataque, mas o resultado terminou em 1 a 0.
Para o atacante Léo Castro, é uma alegria grande voltar a marcar pela Ferroviária. “Fico feliz em voltar. É um lugar que eu me sinto bem e onde as pessoas gostam de mim. Estrear com vitória e marcando gol é sempre muito bom. Esperamos seguir evoluindo, para fazer um grande trabalho e no final ajudar a colocar a Ferroviária na Série C do Campeonato Brasileiro”, afirmou.
Em coletiva de imprensa, o técnico Vinicius Munhoz comentou a importância de vencer na estreia. “É importante começar com vitória, porque aumenta a confiança para a sequência da competição. É um campeonato curto e temos que somar pontos. Iniciamos bem o primeiro tempo, sabíamos da organização que o Joinville tinha e os jogadores experientes que contém no elenco. Tivemos o pênalti contra, que foi defendido pelo Gabriel e no segundo tempo voltamos mais tranquilos, qualificando melhor nossa construção ofensiva e em um dos lances que tivemos essa tranquilidade, trocamos os passes e o Léo, como conhecemos, foi oportunista e fez o gol, nos dando essa importante vitória.”
Na segunda rodada, a Locomotiva vai até Santa Cruz do Sul-RS, para enfrentar o Avenida-RS. A partida está marcada para domingo (12), às 16 horas.
Texto: Jonatan Dutra
Foto: Beto Boschiero/Ferroviária SA
Parabéns para nossa Ferrinha começando com o pé direito como tem que ser na série D, estamos no caminho certo com um trabalho excelente de gestão, administração e comissão técnica que com certeza, nos últimos anos vem fazendo crescer cada vez mais o futebol da AFE dentro dos gramados.Temos muita confiança que neste ano a Ferroviária estará de volta a série C do Brasileiro, e ser cada vez mais forte nas competições nacionais como já voltou a ser no Paulistão, enfim, voltando a ser o que sempre foi em toda sua história, e é por isso que é um dos clubes mais tradicionais do Brasil! Dale AFE!!!