As Guerreiras Grenás lutaram até o final pela vaga na decisão do Campeonato Brasileiro, mas saíram derrotadas de São José do Rio Preto por 3 a 2. Luana e Dandara marcaram os gols da Locomotiva. Com o resultado, a Ferroviária se despediu da competição e ficou entre as quatro melhores equipes do Brasil.
A partida começou com as donas da casa pressionando a Ferroviária. Logo aos seis minutos, Lelê, de cabeça, abriu o placar para o Rio Preto. Dois minutos mais tarde, novamente Lelê, ampliou o marcador. Aos 16, após um chute forte de fora da área, Luana diminuiu o placar para as Guerreiras. A Locomotiva cresceu no jogo e buscava o empate, mas aos 29 minutos, após cruzamento na área, Jessica fez o terceiro para as rio-pretenses.
Com muita chuva, a segunda etapa começou com muitas dificuldades devido ao estado do gramado. As Guerreiras buscaram a todo momento diminuir e empatar a partida, mas esbarrava nas poças de água. Aos 40 minutos, Dandara recebeu belo passe de Rafa Travalão e diminuiu, dando esperanças para a Ferroviária, mas o placar não foi alterado até o final do jogo.
De acordo com a atacante Rafa Travalão, apesar da eliminação, a equipe fez uma bela campanha no Brasileiro. “Só tenho a agradecer as companheiras e a comissão técnica. Conseguimos fazer um campeonato melhor que o do ano passado. Tínhamos um elenco reduzido e, devido algumas lesões, algumas jogadoras tiveram que jogar improvisada em algumas posições e foram muito bem. Agora é descansar e iniciar a preparação para os Jogos Abertos”, afirmou.
Para o técnico Celso Boffa, foi um campeonato de muito aprendizado e ainda ressaltou a campanha acima de 2017. “Conseguimos superar o ano passado e chegamos à semifinal. Sabíamos das dificuldades que enfrentaríamos contra o Rio Preto, mas o que fica são os pontos positivos da campanha que fizemos. Estou muito orgulhoso e satisfeito com o que apresentamos esse ano.”
As Guerreiras terminam o Campeonato Brasileiro com 18 jogos, 5 vitórias, 9 empates e 4 derrotas, com 32 gols feitos e 21 tomados, um saldo positivo de 11 gols. Agora, a equipe se prepara para defender o seu título dos Jogos Abertos do Interior, que serão disputados no mês de novembro, em São Carlos.
Texto: Jonatan Dutra
Foto: Jonatan Dutra