A Ferroviária derrotou o Botafogo neste domingo (01) por 1 a 0, em clássico regional disputado na Fonte Luminosa pela 8ª rodada do Paulistão. O gol da Locomotiva foi marcado por Hygor. Com o resultado, a AFE chegou a 9 pontos no Grupo D, ultrapassou o Corinthians (pelo critério de desempate de cartões amarelos: 14 da AFE contra 15 do Corinthians) e está na 3ª colocação, com apenas um ponto atrás do Guarani, que está na segunda colocação e na zona de classificação para as quartas de final.

Na próxima rodada, a Locomotiva vai enfrentar o Palmeiras, sábado (07), às 17 horas fora de casa.

É a segunda vitória consecutiva da Ferroviária no clássico “Bota-Ferro”. Ano passado, a AFE venceu por 2 a 1 em Ribeirão Preto.

O JOGO
Jogando em casa, a Ferroviária foi pra cima do Botafogo. Aos seis minutos, Lucas Mendes fez jogada individual e arriscou de fora da área, mas a bola foi pra fora. Aos 11, Claudinho deu um lindo chapéu no adversário, deu uma arrancada e também arriscou de fora da área, e a bola passou perto do gol.

Aos 13, Lucas Mendes cruzou, Henan desviou de cabeça e a bola passou próxima à trave. Aos 19, o Botafogo chegou com perigo com Matheus Anjos, que chutou por cima do gol. Aos 22, Bruno Recife cobrou falta rasteira na intermediária, e o goleiro defendeu. Aos 28, Lucas Mendes cobrou lateral na área, a bola sobrou para Claudinho que cabeceou por cima do gol. Aos 39, mais uma vez Lucas Mendes cobrou lateral dentro da área, Hygor desviou de cabeça e Henan quase mandou a bola para o fundo das redes, mas não alcançou. Aos 41, Bruno Recife e Claudinho tabelaram, Claudinho finalizou, a bola desviou no adversário e passou raspando o travessão.

Na segunda etapa, logo no primeiro minuto, o Botafogo chegou com perigo com Wellington, que chutou forte a bola estufou as redes pelo lado de fora. Aos sete, Patrick Brey recebeu na entrada da área e chutou colocado, mas foi pra fora. Aos 15 minutos, o técnico Sérgio Soares fez a primeira alteração na equipe: entrou Fellipe Mateus no lugar de Karl. Dois minutos depois, Claudinho saiu lesionado para a entrada de Leo Artur. Aos 27, Leo Artur chutou colocado e o goleiro defendeu. Aos 29, Felipe Ferreira entrou no lugar de Patrick Brey.

Aos 30, saiu o gol da Ferroviária: Henan recebeu dentro da área, dominou com classe e cruzou rasteiro para Hygor completar dentro da pequena área e estufar as redes, 1 a 0 para a Locomotiva. Aos 33, Leo Artur cruzou e Felipe Ferreira cabeceou para fora. Aos 42, Leo Artur chutou colocado da entrada na área, e o goleiro foi buscar a bola no ângulo, realizando excelente defesa. Aos 43, Henan cabeceou para dentro da área e a zaga afastou impedindo o segundo gol da AFE. Final de jogo, Ferroviária 1 a 0 contra o Botafogo.

O técnico Sérgio Soares falou sobre a importância desta vitória, que foi um “divisor de águas”. “Foi um jogo duro, difícil, tenso. A equipe teve um bom comportamento, por ser um jogo decisivo, onde nós conseguimos algumas ações que já viemos fazendo. Mas no geral foi um jogo muito tenso. Era importante vencer hoje. Esse jogo tinha duas vertentes: brigar por uma situação de zona de rebaixamento ou dar um passo para brigar dentro de uma situação melhor dentro do campeonato. Com certeza (esse jogo) é um ‘divisor de águas’ pra gente, agora, pensar em brigar na parte de cima. Estamos juntos com o Corinthians, perto do Red Bull, do Guarani. Foi muito importante esse jogo nesse sentido. Agora sim, temos que trabalhar nesses quatro jogos (restantes) pensando em brigar por uma classificação”, disse.

O atacante Hygor, formado nas categorias de base da Ferroviária, foi o autor do gol da vitória da Locomotiva e anotou o seu terceiro gol da competição. “Eu me cobro bastante, todos sabem o carinho e o respeito que eu tenho por essa entidade (Ferroviária). Com a vitória de hoje, diante do clássico, nos deu uma outra condição. Vamos focar essa semana, manter os pés no chão para que possamos alcançar o nosso objetivo. É trabalhar essa semana para que possamos pontuar contra o Palmeiras também”, comentou.

FICHA TÉCNICA
PAULISTÃO 2020 – 8ª rodada
FERROVIÁRIA 1×0 BOTAFOGO

Local: Estádio Fonte Luminosa (Araraquara)
Data/Horário: domingo, 01 de março de 2020, às 19 horas
Arbitragem: Raphael Claus (árbitro); Danilo Ricardo Simon Manis e Fabrício Porfírio de Moura (assistentes); Thiago Duarte Peixoto (quarto árbitro)
Público e renda: 3.392 pessoas / R$53.710,00
Gol: Hygor (30’ do 2T); para a Ferroviária
Ferroviária: Saulo; Lucas Mendes, Carlão, Max e Bruno Recife; Mazinho, Karl (Fellipe Mateus), Claudinho (Leo Artur), Patrick Brey (Felipe Ferreira); Henan e Hygor. Técnico: Sérgio Soares.
Botafogo: Darley; Caíque Sá, Robson, Didi e Gilson; Victor Bolt, Naldo (Jonata), Rafinha (Luketa) e Matheus Anjos; Ronald (Diego Cardoso) e Wellington Tanque. Técnico: Claudinei Oliveira.

Texto e fotos: Tiago Pavini/Ferroviária SA