Após cinco anos, a Ferroviária está de volta a uma final de Campeonato Brasileiro Feminino. Foi com muita luta e superação que as Guerreiras Grenás venceram o Kindermann-SC, em Caçador-SC. Após empate no tempo normal, com gol de Andreia, a Locomotiva venceu nos pênaltis, com mais duas cobranças defendidas por Luciana, por 4 a 2 e está na grande decisão da competição nacional.

A partida foi muito equilibrada desde o início. As mandantes criaram as principais oportunidades de gol no primeiro tempo, exigindo da goleira Luciana a fazer duas grandes defesas. Na segunda etapa, o Kindermann seguiu em cima e conseguiu abrir o placar com Duda. A Ferroviária foi para cima e após cruzamento de Rafa Mineira, Andreia desviou e empatou a partida para as Guerreiras, levando a partida para os pênaltis.

Nas penalidades, Luciana pegou dois pênaltis e Luana, Nenê, Gessica e Andreia, marcaram os gols da Locomotiva, finalizando a série de cobranças em 4 a 2 e levando a Ferroviária a sua segunda final de Campeonato Brasileiro Feminino.

De acordo com a zagueira Andreia Rosa, o sentimento é de felicidade. “É muito difícil achar palavras para descrever o momento, mas é muita superação, muita resiliência. Nosso time é um grupo muito forte, muito aguerrido e não desistimo um minuto, então é agradecer todas as meninas, toda comissão técnica, Araraquara e agora é uma final e estou muito feliz por estar em uma decisão de Brasileiro com essa camisa”, afirmou.

De acordo com a técnica Tatiele Silveira, é uma emoção muito grande atingir o objetivo. “Para mim, é muito emocionante. Mas acho que o grupo e como elas se entregam, mostram o significado de Guerreiras Grenás. Quando a gente chega em Araraquara e tem toda essa atmosfera, fica fácil de entender esse apelido. Tenho certeza que tinha uma cidade inteira jogando junto com a gente, o clube estava mobilizado e nós sempre acreditamos. Estamos muito felizes por chegar nesta final.”

As Guerreiras Grenás esperam o jogo entre Corinthians e Flamengo, que se enfrentam neste domingo (15), às 14 horas, em São Paulo, para saber o adversário da decisão. Antes disso, a equipe entra em campo na quarta-feira (18), às 19 horas, na Fonte Luminosa, para enfrentar o Corinthians na semifinal do Campeonato Paulista.

Texto e foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA