No último sábado (22), as Guerreiras Grenás for superadas por 2 a 1 pelo Deportivo Cali-COL, no estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito (Equador), pelas quartas de final, e estão fora da Libertadores da América. O gol da AFE foi marcado por Rafa mineira, aos oito minutos do primeiro tempo.

Foi a primeira e única derrota da Ferroviária na competição continental deste ano. A Locomotiva se despede com quatro jogos, duas vitórias, um empate e uma derrota; cinco gols marcados e quatro sofridos.

Depois de quatro participações consecutivas, a Ferroviária ficará de fora da Libertadores do ano que vem. Nas últimas quatro edições, a AFE avançou para a fase final: 2019 vice-campeã, 2020 campeã, 2021 terceiro lugar e 2022 quartas de final. Ao todo, a Locomotiva soma seis participações na Libertadores, com dois títulos conquistados (2015 e 2020).

A delegação da Ferroviária inicia a viagem de volta ao Brasil no começo de terça-feira (25), e retoma os treinamentos na sexta-feira (28).

O próximo compromisso das Guerreiras será diante da Portuguesa, dia 02 de novembro, na Fonte Luminosa, às 17 horas, pela oitava 8ª rodada do Campeonato Paulista.

O JOGO
Em um jogo bastante equilibrado, as Guerreiras abriram o placar com um golaço de fora da área de Rafa Mineira aos oito minutos da primeira etapa. Porém, no segundo tempo, o Deportivo Cali-COL empatou com Guerra, nos segundo iniciais, e virou com Bahr, aos 44 minutos.

A técnica Jéssica de Lima falou sobre a partida. “No primeiro tempo eu acho a gente conseguiu ter situações de variação na saída, mas isso foi se perdendo ao longo do jogo. Então, a partir do momento em que a gente parou de interpretar esses espaços da saída, e que tinha, infelizmente a gente acabou trazendo muito a equipe do Cali pra cima da gente. E é a equipe que, até agora, melhor faz a marcação alta. Então acho que a gente pecou nesse sentido. Mas foi um jogo equilibrado dentro do que estava na realidade do jogo”, disse.

FICHA TÉCNICA
LIBERTADORES FEMININA 2022 – Quartas de final
DEPORTIVO CALI-COL 2×1 FERROVIÁRIA

Data/horário: sábado, 22 de outubro de 2022, às 19h15min (horário de Brasília)
Local: estádio Rodrigo Paz Delgado (Quito, Equador)
Arbitragem: Maria Laura Fortunato [ARGENTINA] (árbitra); Mariana de Almeida [ARGENTINA] e Daiana Milone [ARGENTINA] (auxiliares); Marecelly Zambrano [EQUADOR] (4ª árbitra)
Gols: Rafa Mineira (aos 8′ do 1T) para a Ferroviária; Guerra (0’ do 2T), Barh (43′ do 2T) para o Deportivo Cali

Deportivo Cali-COL – Castaño; Arias. Carabalí, Caicedo e Acosta; Pino, Medina e Bahr; Pavi (Farlyn Caicedo), Ariza (Morales) e Guerra. Técnico: Jhon Albert Ortiz.

Ferroviária – Luciana; Daiane, Ana Alice, Camila e Barrinha; Ingryd, Suzane (Fany Gauto) e Rafa Mineira (Luana); Eudimilla, Laryh e Mylena Carioca (Carol Tavares). Técnica: Jéssica de Lima.

Texto e foto: Tiago Pavini/Ferroviária SAF