A Ferroviária conquistou mais uma vitória importante na Série D do Campeonato Brasileiro, que a fez terminar a rodada a dois pontos do G4 do Grupo A06. Jogando em casa, na abertura do returno, a Locomotiva venceu a Caldense-MG por 1 a 0, com gol de Michel. Com o resultado, a equipe foi a 11 pontos, atrás de Nova Venécia-ES e Inter de Limeira, ambas com 13. Na próxima rodada, a equipe joga longe de Araraquara e enfrenta o Pouso Alegre-MG, no sábado (11), às 17h30.

O JOGO 

A partida começou muito disputada e equilibrada. A0s nove minutos, a primeira chance de gol da Ferroviária. Torrão recebeu pela direita, cruzou na área, a zaga afastou e na entrada da área Thomaz pegou o rebote, chutando forte, mas a bola foi para fora. Aos 17 minutos, após cobrança de escanteio, Léo Silva cabeceou por cima do gol. Em mais um cruzamento de Torrão, aos 23 minutos, Michel ajeitou de peito para Thomaz, que chutou e a bola passou foi por cima novamente. Aos 26 minutos, Júlio Vitor recebeu bom passe pela esquerda, ele carregou, pedalou em cima do zagueiro e chutou, mas o goleiro fez boa defesa.

No segundo tempo, a Ferroviária começou pressionando o adversário e aos 12 minutos, após belo cruzamento de Vinicius Oliveira, Michel cabeceou e estufou a rede da Caldense-MG, abrindo o placar na Fonte Luminosa. Após o gol, a Locomotiva controlou o jogo e buscou espaços para ampliar o marcador. O time mineiro tentou uma pressão no final da partida, mas sem sucesso. Ferroviária garantiu mais uma vitória na competição nacional. AFE 1, Caldense-MG 0.

Autor do gol e artilheiro da Ferroviária na Série D, o atacante Michel destacou a importância da equipe entender a competição. “Temos muita qualidade dentro do nosso elenco, mas a gente precisava incorporar esse espírito de não desitir, de lutar até o fim, correr um pelo outro, porque isso é a Série D. É estar atento e concentrado os 90 minutos, faz um gol em casa e não tem mais jogo. Eles fazem isso contra a gente lá fora. Se der pra fazer dois, três, tranquilo, ams o mais importante é a Ferroviária estar conquistando as vitórias. Temos um jogo muito difícil agora fora de casa, que pode nos colocar dentro da classificação e é trabalhar com a mesma dedicação e ir em busca desse resultado que nos coloca no G4, que é um dos primeiros objetivos nossos”, falou.

Para o técnico Vinicius Munhoz, que voltou a comandar a equipe na Fonte Luminosa, a vitória dá a oportunidade da equipe brigar por uma vaga no G4 já na próxima rodada. “Começamos o jogo muito bem hoje, no primeiro tempo a Ferroviária foi dona das ações. Dentro daquilo que nós esperávamos da Caldense, conseguimos encaixar bem o que tínhamos preparado. Criamos situações, poderíamos ter virado o primeiro tempo na frente, pela quantidade de oportunidade de gols, faltou um pouco de capricho nas finalizações. Conversamos no intervalo e passamos que não poderíamos perder o ímpeto no segundo tempo. Voltamos muito semelhante no que foi o primeiro, impondo, criando situações e conseguimos fazer o gol depois de um passe do Thomaz para o Vinicius, que fez um belo cruzamento e o Michel, que tem grande presença de área, fez o gol. O que fica pra mim e o que é mais importante, é a vitória, a continuidade da competitividade, que tivemos lá em Poços de Caldas-MG”, afirmou.

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE D 2022 – 8ª rodada
FERROVIÁRIA 1 x 0 CALDENSE-MG 
Data/horário: sábado, 04 de maio, às 17 horas
Local: estádio Fonte Luminosa (Araraquara-SP)
Arbitragem: Tarcisio Nascimento Matos (árbitro); Rodrigo Meirelles Bernardo e Amanda Pinto Matias (auxiliares); Pietro Dimitrof Stefanelli (4ª árbitra).
Transmissão: InStat TV
Gols:
Michel (aos 13′ do 2T) para a Ferroviária 

Ferroviária – Jefferson Paulino; Vinícius Paulino, Léo Silva, Carlão (Gustavo Medina) e Breno Lopes; Vitinho (Marquinhos), Thomaz (Clayton) e Rafael Costa; Welinton Torrão (Diogo), Michel e Júlio Vitor (Bruno Xavier). Técnico: Vinícius Munhoz

Caldense – Léo Aragão; Filipi Sousa, André Martinez, Lucas Múfalo e Juninho Monteiro (Henrique Caivano); Franklin (Steylon), Luisinho (Pedro Lucas) e David Lazari; Gabriel Braga, Luís Felipe e Caio Ribeiro (Gustavo Moreira). Técnico: Fahel Júnior

Texto e foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA